quinta-feira, 4 de julho de 2013

SPFW 1 x 2 Corinthians: algumas observações sobre a partida, outras tantas idéias fixas que tenho e uma dúvida

  • Precisamos urgentemente de um lateral direito para aposentar Alessandro. Não que eu esteja de todo insatisfeito com o desempenho de  Edenilson no setor, pelo contrário. O que pega é que ele é bom demais para ser desperdiçado numa adaptação forçada: temos em Edenilson - muito mais que em Guilherme ou Ibson - o substituto natural de Paulinho.

  • Falando em lateral, até quando iremos de Fábio Santos, meu Deus?! Não: o lançamento que culminou no gol de Renato Augusto e a bola que ele salvou em cima da linha não o redimem da péssima partida que ele realizou ontem.

  • Sei que o assunto não é simples, visto que o garoto já está há mais de ano aguardando pela saída de Paulinho; porém, para mim, Guilherme deveria mesmo é ser preparado para, um dia, herdar a camisa 5 de Ralf - função que ele, sem dúvida, desempenharia com muito menos pegada, porém  imprimindo ótima qualidade no passe.

  • Renato Augusto é titular indiscutível do Timão e, não fossem as lesões, seria da Seleção Brasileira também. Ibson tem a ingrata tarefa de brigar por posição com ele ou com Edenilson - que, como já disse, é o segundo-volante ideal para este time.

  • Gil joga demais!

  • Enquanto Danilo tiver pernas, o time deve ser ele mais 10. Ontem, até que fosse removido da partida (à propósito, bateram bagarái, hein, bicharada?!), o tiozão esbanjou a costumeira categoria. Inclusive, consertou umas 2 ou 3 cagadas do - cada vez mais, apenas esforçado - Emerson Sheik.

  • Sheik é banco, ponto. Isto posto, e considerando que a formação ideal conta com dois meias, resta a dúvida: Pato briga por posição com Romarinho - um dos melhores em campo ontem - ou com o siempre peligroso Paolo Guerrero?

7 comentários :

  1. 1- Eu já penso no Edenilson fazendo o papel que antes era desempenhado pelo Jorge Henrique. Com o seu super fôlego, correndo por todos os cantos do gramado - uma espécie de Biro-Biro da atualidade.
    2- Ainda vale insistir com o Guilherme como substituto do Paulinho. Ele tem qualidades que compensam o que lhe falta em comparação ao antigo titular. Se não estou enganado, ele chuta bem de longe.
    3- O meu time ideal seria Cassio, Edenilson (até acharem um lateral direito bom- algo difícil), Chicão, Gil e Igor; Ralf, Guilherme, Renato Augusto e Danilo; Alexandre Pato e Guerrero.
    (Múcio Rodolfo)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 2- ...e, aparentemente, marca melhor que seu antecessor, também.

      3- substituiria, no seu time, Guilherme por Edenilson e este por meu primo Tonho, lateral direito dos bão...

      Excluir
  2. Romarinho é foda mlk 1000 grau

    ResponderExcluir
  3. o Edenilson é a maior promessa entre os jovens do Timão, mas acho um tanto afobado.
    é claro, precisa jogar para ganhar confiança, mas ainda não tenho tanta certeza...

    Guilherme fez a pior partida dele contras as meninas, mas não foi o unico.
    acredito que ele tambem poderia se adaptar facilmente na lateral - deixando a briga no meio entre o Edenilson e o Ibson.

    Gil, Ralf e Renato Augusto só entregam partidaços . Impressionante!
    e o Renato estava há meses sem jogar e era a apenas a terceira opção do Tite...

    Fabio Santos e Sheik entre erros e acertos são mesmo muito irritantes.
    mas estão longe de serem o pior que ja tivemos.
    (o Pato tem de estar fazendo muita merda, não é possivel)

    o Romarinho é ótimo, mas não pode jogar de meia.
    o cara é atacante , ele não é o Jorge Henrique.

    o Tite tem elenco para brincar. já revezou até goleiro, não entendo por que não revezar os atacantes. o Guerrero ja até reclamou do excesso de jogos (alias ele e o Pato vivem se machucando). Temos 4 bons atacantes, eu usaria todos...

    O mais importante; é preciso melhorar a qualidade do jogo com a bola nos pés.
    (sem a bola somos os melhores do país (do mundo?))
    A volta do Renato ajuda muito, mas temos opções para jogar muito melhor mesmo sem ele.

    Time Base Alternativo
    Cassio; Guilherme, Gil, Chicao, Fabio; Ralf, Ibson, Danilo, Renato; Pato e Guerrero.

    Contratamos Goleiro, Zagueiro e Meia , posições onde já estavamos bem servidos..
    Não tem nenhum Lateral no mercado ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Numerando os comentários, Pedro:

      2- Guilherme de lateral? Cara, nunca pensei sobre... Existe indício anterior disso? Ele já jogou na posição, por exemplo?

      4- Longe disso! Fábio Santos seria o craque da zaga caso, por exemplo, entrasse no lugar de Elias, formando a linha com Leandro Silva, Baré e Embú...

      5- Concordo!

      6- Concordo plenamente!

      7- Concordo plenamente!!

      9- Tempos atrás, lembro-me de ter lido um ótimo artigo - e olhe que muita coisa ruim já foi escrita a respeito - sobre as origens da deficiência brasileira na formação de laterais. Gostaria muito de citá-lo neste momento (porém, infelizmente, minha memória já não ajuda tanto, hahaha)...

      Excluir
    2. não faço idéia se já jogou na posição;
      mas acredito que se adaptaria facilmente na função.

      é uma transição comum. para citar apenas os que jogaram no timão: Rogerio, Vampeta, Silvinho, Rosinei, Wilson Mano... o Jorge Henrique não conta (só não jogou de zagueiro)
      André luiz, Fabio Baiano, Gustavo Nery, Marcelo Oliveira, Renato Abreu, acho que o Coelho chegou a jogar no meio campo, o próprio Alessandro...

      ok, nem sempre essas transições foram felizes mas apenas para demonstrar que se trata de uma transição sem grande trauma técnico e/ou tático.

      algumas dificuldades relevantes:
      - não sei se é rápido o suficiente; apesar que vencemos a libertadores e o mundial com o Alessandro jogando de muletas...

      -o jogador pode ficar "ofendido"; um lateral ser escalado no meio é tratado como promoção, o oposto costuma ser rejeitado pelos boleiros...

      -cruzamentos; não sei se domina o fundamento pois não costuma avançar até as pontas. mas mesmo que seja horrivel (não acredito) poderiamos coloca-lo na esquerda (onde já há briga de faca ali pela ponta).
      ele chuta bem, pode cortar para o meio e finalizar...
      resolveria o "outro" problema

      ---
      estou curioso para ver o Ibson, é mais técnico (Edenilson tambem é),
      deixaria a bola mais redonda.

      Edenilson seria opção para Ibson e Renato Augusto
      e tem o tal de Jocinei ai na briga, mas esse ainda nao vi jogar.

      enfim , o Guilherme tem boa qualidade tecnica, marca bem, faz o tipo jogador tático.. lembra um pouco o próprio Alessandro. é tranquilo.. não o tiraria do time; move-lo para a lateral seria uma maneira de aproveitar melhor o elenco.

      mas é só um "achismo"..

      Excluir

Comentários ofensivos ao Coringão serão DEMOCRATICAMENTE excluídos, sem exceção. Noves fora, a palavra é sua.