segunda-feira, 26 de maio de 2014

Uma retrospectiva das últimas semanas...

O que esperar deste Corinthians de Mano Menezes? E o que esperar deste Mano Menezes? 

Pelo que se constata ultimamente, o treinador não atendeu às expectativas de quem o encarava como o avesso do técnico anterior - tido como retranqueiro visceral, definição que nunca contou com a minha concordância.  Passados 5 meses, o time ainda não ganhou uma configuração, ainda não se vê nele uma "personalidade" estabelecida. Como costumam dizer os mais entendidos, o time ainda não tem um padrão de jogo definido.  Como também já foi dito por aí, o treinador tentou renegar o sistema do técnico anterior, mas logo percebeu que não poderia "negligenciar" de todo o sistema defensivo. A partir daí, parte daqueles torcedores empolgados com o vento de ofensivismo que atingiu a equipe no início da temporada passou a chamar o técnico atual de retranqueiro e a amaldiçoar a "escola gaucha de treinadores"! 

E o time? O time não é ruim.  Está longe daquele time forte, coeso, que era quase invulnerável na defesa e, ao mesmo tempo, eficiente no ataque – isso nos melhores momentos da era Tite. Sim, apesar da propalada "retranquite", nosso ataque foi um dos melhores do CB-11 e da Cucaracha-12. O time atual também não chega perto daquele que o Mano teve à disposição entre 2009 e 2010.  Pode ficar mais forte, com a entrada de Elias e Lodeiro depois da Copa do Mundo. Se o Renato Augusto voltar a mostrar o futebol do ano passado, tiver uma sequência de jogos... Bom, aí teremos um meia para dividir com Jádson a responsabilidade de armar este time, a exemplo do que faziam Danilo e Alex em outros tempos. 
Por enquanto, é um time que ainda não dá para se apontar como favorito ao título. No entanto, está longe de ser cotado para o rebaixamento, pois o time atual é bem melhor do que aquele de 2007.

Nos últimos jogos, o que se viu foi um empate cedido ao Vila Sônia nos momentos derradeiros. Depois de um primeiro tempo monótono de ambas as partes, o Corinthians abriu a contagem no comecinho do segundo tempo. Teve em seguida uns dois ou três contra-ataques que poderiam ter consolidado a vitória, mas parou nisso. 
Petros teve a bola do jogo, mas não quis ou teve medo de se consagrar. Não foi um resultado ruim em se tratando de um clássico. 

Em seguida veio o amistoso contra o Furacão, na inauguração do estádio deles. Vitória que deixou muita gente iludida, sem levar em conta a situação do adversário então, que no segundo tempo o técnico deles mudou o time todo. Tudo bem que o Timão estava lá com praticamente seu time reserva...

O fato é que o amistoso deixou uma expectativa que não foi confirmada justo no jogo de inauguração da nova Arena. Diante de um Figueirense que ostentava a última colocação, o Timão tropeçou. Além do futebol apático de alguns jogadores - da maioria deles - e dos erros cometidos pelo nosso treinador, coloco na balança o fato de que jogos precedidos de festejos sempre trazem nhaca para o Timão. Mano passou a ser execrado por este "vexame" histórico. 
Ok, quando formos ao futuro, veremos que a inauguração do estádio foi com derrota e que a honra de ter marcado um gol ali não foi de um jogador nosso, mas do adversário - do modesto Figueirense.  Entretanto, creio que veremos também muitas vitórias sensacionais e muitos títulos conquistados com a marca corinthiana!

Em seguida, mostrando que aquela amistoso não serve de parâmetro e que futebol é uma caixinha de surpresas, mesmo jogando em casa não passamos de um empate com o Atlético Paranaense. E, por fim, reforçando o que foi escrito sobre a imprevisibilidade do futebol, o Timão arrancou uma vitória extraordinária no Recife, diante  do Sport. Para se ter uma idéia do quanto é difícil vencer lá, as duas últimas vitórias corinthianas  ocorreram em 1998 e em 1976! A vitoria obtida em 1998 se deu graças a dois gols de bola parada, sendo que um deles foi num pênalti cuja cobrança tirou o Profexô Madureira do sério. Já o triunfo de 1976 foi importantíssimo, pois garantiu a classificação do time para a terceira fase do Campeonato Brasileiro daquele ano. Não fosse a vitória, o Timão estaria eliminado  – assim como o foram naquela temporada o Cruzeiro, o Botafogo, o Vila Sônia e o Manjubinha. Não fosse essa vitória rara, não haveria a famosa invasão ao  Maracanã. 
E o jogo de ontem? É daqueles que acendem uma  certa esperança, mas que deve ser visto com ressalvas, dado a fragilidade da equipe adversária. Porém, é promissor ver o time jogando com um a mais  e aproveitando a vantagem  – algo que muitas vezes deixou de ocorrer. Jádson me parece voltando à boa forma. Romarinho desandou a fazer gols. Petros mostra o quanto é importante taticamente, ajudando na marcação. Bruno Henrique aos poucos vai ganhando seu lugar no time e ganhando a preferência da torcida na disputa com Guilherme. 
Só falta arrumar o setor defensivo, setor onde Fagner e Cléber não inspiram muita confiança.

------------------------------------------

A imprensa abutre continua fazendo das suas. A revista (V)Exame publicou uma matéria bem escrota sobre o nosso novo estádio - matéria já devidamente respondida pela diretoria. E um outro jornal, cujo nome me esqueci, estampou em suas páginas a manchete na qual se lia que ex-goleiro do Timão chegou atrasado ao treino do Flamengo! Até isso eles usam.

Mas....


Com razão ou sem razão, o Corinthians tem sempre razão!

35 comentários :

  1. Múcio... hahahahahaha!... (respira fundo)... essa do ex-goleiro do Timão chegar atrasado ao treino do Flamengo foi simplesmente A PIOR de todos os tempos, véio.

    Sério mesmo que você leu isso, brô? Meu Deus! Então, você não tinha o direito de esquecer o nome do jornal!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://www.facebook.com/photo.php?fbid=737261342964043&set=gm.643483135722516&type=1&theater
      (Múcio Rodolfo Neto)

      Excluir
    2. Venho dizendo isso há muito tempo !!! É pancada de todo o lado ! Quando o time ascendeu de forma assustadora, os profissionais do meio perceberam que em pouco tempo poderíamos chegar à uma potência mundial, que faria com que toda a ordem atual fosse abalada e clubes como Vasco, Botafogo, Santos e outros renomados porém economicamente desprovidos, se sucumbiriam e ficariam debaixo da tabela e toda a história de nada valeria.(Como acontece no mundo inteiro) Por alguma razão ou várias (econômicas ou clubisticas) o formato atual querem que seja mantido . Esse massacre da mídia é revoltante, mas existe por que tentam desta forma parar o fenômeno alvi negro que os assusta. Basta uma administração profissional e séria e nem mesmo esses idiotas mudarão o rumo da natureza.

      Excluir
    3. Na verdade a mídia nunca morreu de amores pelo Timão. É só ver como ela tratava o time dos carroceiros no começo do século passado. Este ódio se acentuou exatamente por isso que vc escreveu: o clube cresceu, fortaleceu o seu nome no cenário nacional e mundial. (MR)

      Excluir
    4. Quando ganhamos a libertadores foram obrigados a falar do Timão por meses. Quando ganhamos o mundial foi um massacre. Até então a rede Globo mostrava tudo ! A partir de 2013 a emissora mudou radicalmente, mostrando menos o Corinthians em seus programas regionais e nacionais , Internet e revistas bem como transmitindo menos seus jogos e vem sistematicamente veiculando somente noticias que depreciam a marca. Os demais aumentaram a intensidade dos ataques. Infelizmente não deve ser por acaso ou tão pouco como é como era em outras épocas. Parece algo direcionado com uma finalidade clara de frear a ascensão e crescimento da "marca". Se o futebol Brasileiro não tiver um Bayern, Barça e Real, ou meia dúzia de times grandes que dominam o cenário de seus campeonatos como na Inglaterra, ela consegue fazer a sua política de transmissões regionais e mantém os clubes reféns dos direitos de TV. Outra dado importante é que o Corinthians recebe R$ 156.000.000,00, ( https://br.esporteinterativo.yahoo.com/fotos/os-clubes-quem-mais-receberam-receitas-da-tv-slideshow/ ) muito em razão de ter se tornado um fenômeno de mídia e por exigir tais ganhos em razão de sua importância. Desta forma, inflacionou o mercado e gerou um desconforto absurdo e tornou bem mais difícil para a emissora manter os valores em um nível inferior. Por mais estranho que possa parecer, tenho a impressão que quanto mais batem, mais importante e mais em evidência a marca fica.

      Excluir
  2. Mucio em relação ao Mano acho que o time está organizado sim (quase isso). comparar com o do Tite nesse momento seria injusto demais. superestimam demasiadamente a figura do técnico. como você mesmo diz, se lá na frente o cara não acerta o chute fica impossível.

    A defesa do Sport (não apenas individualmente) facilitou demais e aquelas jogadas do Romarinho e Guerrero (ambos estão em boa fase técnica) que não entravam nos últimos jogos funcionaram dessa vez; e vieram os gols e as expulsões e um pouco de sorte também ajudou. Mas raramente será assim. Entregamos outro gol de graça e o Jadson não armou nada. O Petrus, até aqui o melhor pardal, apesar de suas deficiencias, é também parte importante do que está funcionando.

    O Mano tem um problema sério que é a sua personalidade. Curiosamente 2008 foi um ano estranhamente festivo, de reencontro espiritual entre clube e torcida e a coisa seguiu +- tranquila até sua saída para a seleção. A imprensa aliás ajudou demais sua indicação pois não tinha currículo para tanto.
    Os caras agora odeiam ele, o estilo seco, e as vezes até acido não serve mais. Nesse ultimo jogo falou em estar "ganhando a confiança do grupo", humildade, ele não é bobo. Tem mesmo de controlar o temperamento.

    Retranqueiro serve também para Mourinho, Ancelotti, Rafa Benitez... são tantos (titulos).
    O Bielsa seria diferente (mas os times dele raramente levantam taças).

    ------------------------------

    O jihadista Cesar, usando muitas palavras , já há algum tempo matou a charada do grande problema com Corinthians e isso ficou horrorosamente evidente na estréia na nossa nova casa.

    Ao Corinthians, nesse momento, já não se permite a mediocridade. Até porque financeiramente seria suicidio. Tem mesmo de reforçar. Isso ficou bem claro. Mas ai começam outros problemas...

    ----------------------------------------------

    Uma coisa me incomoda, em relação ao trabalho do Staff técnico do time (não apenas desse mas de uma maneira geral). Acho que acaba tendo relação também com o baixo aproveitamento das categorias de base.

    O Petrus ou o Cleber por exemplo, quem é o cara responsável pelo aprimoramento técnico desses caras. Que já jogou bola, entende do assunto e fica depois do treinamento ajudando esses caras a corrigirem deficiências e aprimorarem suas capacidades. Dizem que o Tele tinha um cuidado especial em tirar o máximo de cada atleta. Me parece que falta um pouco disso.

    -------------------------------------------------------------

    O Tevez está voando e não vai ter jeito ainda, o que pensam do Eto´o ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adendo do imperador.

      Tevez é. Deus.

      Obrigado .

      Excluir
    2. 1- Bom.... seria incoerente da minha parte detonar o Mano por ser "retranqueiro", afinal eu passei o tempo todo defendendo o Adenor.... Eu me lembro de uma entrevista do Mano em sua primeira passagem na qual ele citava os números de gols marcados e completava a fala com um "retranquinha boa esta!".
      2- Eu acho que o volta Tevez é tão viável quanto o volta Palhinha de anos (muitos anos) atrás.
      (MR)

      Excluir
  3. Aquela vitória contra o sport em 98 foi marcante. Naquele jogo caiu minha ficha que seríamos campeões e que aquele time poderia fazer história. Marcelinho era muito foda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daquela campanha eu me lembro da capa meio irônica do Lance no domingo um dia depois da nossa estréia. "Timão já é líder" Irônica porque se tratava da primeira rodada e no sábado só havia ocorrido o jogo do Timão. Também me lembro de uma participação do Luis Fernando Veríssimo no Cartão Verde na qual ao ser perguntando se o Timão podia sonhar com o título ele nem pensou para responder: "por que não?"
      (MR)

      Excluir
  4. Ultima vez.

    Tevez é Deus.

    Obrigado.

    Imperador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E quem duvidar disso estará cometendo um terrível sacrilégio!
      (MR)

      Excluir
  5. Vou admitir que o Mano está entrando no clima corinthiano novamente. Tem que saber da prancheta mas tem que rolar um papinho cabeça nos bastidores.

    ResponderExcluir
  6. Queridos colegas e porque não irmãos desta que é não apenas uma simples sala de assuntos relacionados ao Corinthians, mas sim o verdadeiro colegiado do nosso vasto Império Corinthiano....
    Mais uma vez fui até nossa casa e volto com a seguinte indagação....

    Sr.Mano Menezes MORRE LOGO SEU FELA DA PUTA.....

    mais uma vez agradeço o espaço concedido espero não ter ofendido ninguém.....um abraço a todos os conselheiros.

    O imperador.longa vida a jihad.
    MMM(movimento morre mano)



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aos 25 do segundo tempo tive a forte impressão, "aquela" que tomaríamos o gol antes de acabar o jogo. Eu sou vidente ?? Não amigos, apesar de brincar de pai Cesinha as vezes neste espaço. Acontece que estava muito evidente. A marcação estava mais frouxa e atrás da linha de meio de campo, diferente do primeiro tempo. O Botafogo subiu e novamente os malditos chutões e ligações diretas, começaram a fluir. Nada de trabalhar a posse de bole e subir em bloco e continuar marcando como se fosse uma final de campeonato. Fica a pergunta: Este comportamento que se repete todo jogo, vem do Mano Menezes ou os jogadores não veem hora de tomar uma chuveirada e assistir a copa achando que o jogo já estava decidido?

      Excluir
    2. Amigo cesar durante todo o jogo nosso time não marcava a segunda bola , o que o Mano tinha que fazer é colocar o Ralf de quarto zagueiro(já que o Cleber é uma peneira) e colocar algum meio campista por exemplo o Guilherme para fazer a segunda linha.O Corinthians em contra ataque estava até bem vinha com três ou até quatro , mas a segunda bola acabava sendo do adversário.
      Entendo a colocação do colega cesar mais não creio nessa que os jogadores esperavam o fim do jogo....todo mundo notou o recuo natural que o Corinthians teve no segundo tempo o treinador que tem que orientar e gritar para o time sair em linha a fim de diminuir o espaço no meio de campo caso a bola é retomada pela equipe adversária(segunda bola)
      É só minha opinião.

      Grande abraço.
      O imperador.longa vida a jihad.

      Excluir
  7. Alguém está com saudades de mim ai ???

    ResponderExcluir
  8. Caríssimos colegas de jihad
    Desejo uma ótima Copa a todos , desejo que nosso pais melhore , mais do fundo do meu coração o que eu mais desejo é que o nosso Corinthians voltasse a jogar tô com uma saudades da porra.....

    Boa Copa a todos.

    O imperador.longa vida a jihad.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para todos nós, Imperador! Quanto às saudades, somos dois...

      Excluir
    2. São os primeiros sinais da crise de abstinência, mais passa , calma que passa.....

      Imperador.

      Excluir
  9. Nunca deveria ter saído do Timão !!!
    Desaprendi tudo !!!
    Quero voltar !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Erro mortal da sua parte, Paulinho, sair do então campeão mundial para jogar no Coritiba da Inglaterra. Agora já é tarde (pra fazer uma boa Copa... pra voltar ao Timão ainda dá tempo...)

      Excluir
  10. Fica assim não, Mano! Quem sabe uma passada lá no CT ou no PSJ ajude um pouco? De repente vc engrena nas partidas mais incisivas....
    (Múcio Rodolfo)

    ResponderExcluir
  11. E o título mundial do futebol brasileiro continua sendo do Coringão...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ops... o ÚLTIMO título mundial do futebol brasileiro continua sendo do Coringão...

      Excluir
    2. O Corinthians é o inicio o fim e o meio.....titulo é ao portador....

      Desculpa me empolguei.....

      O imperador.

      Excluir
  12. Quem tá me chamando ???
    Marin ???
    Hummmm, sei não !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não embarca nessa não, Tite. Sua ligação com o Timão nunca seria perdoada pela torcida e imprensa anti-corinthiana, e você seria queimado até cair.

      Veja como a imprensa que agora desce a lenha sem dó (e com razão) na múmia de bigode foi, com raras exceções, leniente com o aborto que foi a interrupção do trabalho a longo prazo que tentavam realizar, pra colocar um técnico recém-rebaixado, que já era antiquado em 2002 e desde então não teve sucesso em trabalho algum.

      Nós corinthianos sabemos bem que o Mano tem seus defeitos (o amigo Imperador que o diga... rs), mas na prática, o maior pecado do Mano na Seleção foi ter tido sucesso no Corinthians.

      Foge, Tite! Aceita o convite do Japão! Nessa toada eles vão estar melhores que o Brasil em 2018...

      Excluir
    2. Onde assino? rs

      E mais: pode vir o Guardiola que, se não houver uma revolução nas estruturas de poder do futebol brasileiro, ele também não terá material para trabalhar...

      Excluir
  13. Caro amigo jihadista...
    Concordo com o amigo em tudo que disse alias o Felipão só tem esse nome todo porque o time dele na época tirou o Corinthians da libertadores ,(99/2000) e ai notaram que ele existia....esse lixo de seleção reflete o flagelo que o nosso futebol esta tendo em vista clubes grandes caindo para a segunda divisão e aceitando de maneira "normal"sem reformulação nenhuma por parte de tais clubes .O único que diferencio-se diante de tal desgraça fomos nós .Esta semana no programa cartão verde exibido pela TV cultura estava o jornalista da CBN Mancini e discutia-se toda essa bosta de futebol brasileiro e a diferença com o futebol alemão e ele disse que o único time do Brasil que faz um trabalho semelhante aos alemães hoje no Brasil é o Corinthians (quem puder ver veja) mais isso caro colega com certeza não interessa aos urubus plantonistas que nunca viram esse tal de Fernandinho jogar e esquecem que dentro do país existe um tal de Ralf que corre mais que qualquer eu digo e repito QUALQUER volante apresentado nesta seleção.
    Para terminar quero falar um negócio Felipão no meu time quem não quer bater pênalti apanha mesmo tá e apanha de organizada tá.....se esta certo ou não foda-se você.

    Um grande abraço a todos.
    O imperador.longa vida a jihad.

    ResponderExcluir
  14. Jogamos a bolinha do Brasil lá pra cima contra um Shelsea que tinha uma parte dos melhores jogadorzinhos que perambularam pela Copa (inclusive brasileiros), e depois vieram aqueles mineirinhos de bosta e agora essa seleção ridícula, que jogaram nosso futebol na lama. Agora que essa palhaçada acabou, quero falar de algo mais importante:
    Gostei do elenco apresentado contra o Uberaba. Acho que brigaremos legal no brasileirão e Copa do Brasil. O Timão atropelou os barrigas verde e o jogo não serva de parâmetros, mas as opções apresentadas são muito interessantes. Acho que novas alegrias estão chegando.

    ResponderExcluir
  15. Queridos colegas e amigos conselheiros da nossa saudosa jihad.
    A Copa passou , o conflito de Israel e Palestina continua , as manifestações, a violência desenfreada continua , logo mais teremos eleições mais o importante mesmo é que amanhã tem viu rapaziada é amanhã eu mato aquela desgraça daquela saudade....
    XUPA FELIPE LANW amanhã eu vou torcer para o Fagner acertar um cruzamento....
    Vai Corinthians vamu lá vai....

    Saudosamente.

    O imperador.longa vida a jihad.

    ResponderExcluir
  16. E ai ???
    Vocês vão ficar de férias até quando ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graças ao conselheiro Múcio Rodolfo (sempre ele!), blog devidamente atualizado, Mano. Existe vida após a Copa!!

      Excluir

Comentários ofensivos ao Coringão serão DEMOCRATICAMENTE excluídos, sem exceção. Noves fora, a palavra é sua.