sábado, 24 de janeiro de 2015

Que venha 2015

Saudações, caros amigos da Jihad. Não posso iniciar essa postagem de outra forma que não com um sincero pedido de desculpas a todos participantes desse espaço pró-Timão (em especial para o Ze Carlos, idealizador do blog, e ao César, jihadista assíduo que jamais desistiu deste espaço) pela ausência.

Sem adentrar muitos em detalhes, justifico-me culpando uma sequência de acontecimentos, que começou com a esquecível eliminação na CB do ano passado (que, acredito, a maioria nao faz questão de destrinchar), foi seguida por um período de absoluta falta de tempo, e culminou em uma vergonhosa fase de inercia e bloqueio de inspiração - que encerro nesse momento.

Mas vamos ao que interessa, o nosso querido Timão - que nesse período de dois ou três meses de baixa atividade jihadista gerou pautas deveras importantes para serem debatidas no nosso blog. Vamos então a elas:

- Troca de técnico – tema de certa forma já abordado aqui na Jihad quando a batata do Mano começava a cheirar queimado, antes mesmo do fatídico jogo no Mineirão (sendo, portanto, relativamente conhecida a opinião da maioria dos colegas sobre o assunto). Mas acho que vale a pena a reflexão sobre os impactos e perspectiva de tal mudança:

Eu fui contra. Achava que o trabalho do Mano, apesar de falhas, era bom, atingindo praticamente o mesmo numero de pontos da campanha campeã de 2011, sob as mãos do Adenor. De fato sempre achei os dois em níveis bastante semelhantes, logo, pela vantagem da continuidade de trabalho, o Mano deveria prosseguir. Mas não continuou, e meu incorrigível lado otimista aposta no clichê do tal período de estudo na Europa do professor, e que ele possa realmente ter aberto sua cabeça em alguns aspectos (o setor ofensivo, principalmente);

- Eleições – neste caso não sei da opinião de vocês, mas suspeito. A minha é de que a oposição tem que ganhar. E não se trata de fazer pouco caso de tudo o que o atual grupo  acertou desde 2008 (e isso o próprio Citadini faz questão de afirmar, o que nos leva a crer que ele não teria problemas em continuar o que esta bom), mas sim a simples constatação de como o Corinthians atual é um didático exemplo da necessidade da alternância de poder. Os vícios e condutas que, claramente, levaram o time mais rico das Américas a quase quebrar estão tão entranhados na forma de agir da atual diretoria que eles nem mesmo disfarçam – vide tentativas recentes de contratações nebulosas em posições que não apresentam carência alguma (como a de goleiro, no qual temos titular e reserva em bons níveis, e a de volante, setor que chega a presentar inchaço no elenco).

- Guerrero – na minha opinião, o único gasto necessário a ser feito nesse ano (no mais, salvo imprevistos, não abriria o bolso com mais ninguém). Claro que tem que negociar de forma firme (a turma do Guerrero não perde em nada para a do Nilmar), mas não podemos cogitar perdê-lo. E afirmo isso de forma tão categórica por três motivos: o primeiro é devido ao rendimento recente do jogador, que todos tem acompanhado; o segundo é por sua visibilidade internacional (ídolo máximo no Peru e único do elenco a merecer notas esporádicas da imprensa latina e europeia); e o terceiro é a sua importância simbólica, já que trata-se de um jogador que logo no inicio de sua passagem teve a sorte de se colocar de forma permanente na historia do Timão. Com isso, a cada gol, a cada conquista, a cada recorde, prolonga e engrandece o capitulo do personagem na narrativa histórica do clube (e afinal, esse é o objetivo de instituições como o Corinthians: não é ganhar dinheiro, não é ganhar títulos, é fazer historia).

- Copinha e categorias de base – à parte a boa campanha e o previsível massacre imposto a freguesia na quinta, tem chamado a atenção o fato de o promissor elenco do Corinthians estar, desde já, todo fatiado entre empresários. Lembro da discussão que tivemos aqui sobre a pertinência ou não de se trazer jogadores através desse tipo de condição (eu mesmo via com bons olhos, dependendo do tipo da aposta), mas acho que, em se tratando de jogadores formados no próprio clube, é unanime a opinião de que tal prática é um absurdo.

Não ha logica que justifique um clube como o Corinthians aceitar jogadores que venham com “donos” já com 12 ou 13 anos. Nem mesmo um boicote geral dos empresários ao clube impediria de surgir, dia apos dia, jovens querendo entrar nas categorias de base do Timão. Com a tradição e a lógica estatística ao seu lado, fica cada dia mais claro que o Corinthians só não é dono de sua própria base por que não quer (e até que nós suspeitamos o porque de eles não quererem...)

Estádio – provavelmente o ponto alto do nosso ano que passou. Nossa casa (moderna, funcional e arquitetonicamente original) foi plenamente aceita pela torcida, que em pouquíssimo tempo contagiou de forma irreversível o espaço com o clima e espirito corinthianos – basta, para comprovar, analisarmos os números do time dentro da Arena.

Mas algo ainda me incomoda. Aquele maldito espaço destinado a torcida adversária, que obriga a instalação daquele cercado ridículo, resultando em uma faixa considerável de lugares vazios. Um pecado do ponto de vista moral (em jogos de alta procura muita gente vai ficar de fora, mesmo com assentos disponíveis), financeiro (menos ingressos vendidos) e estético (inegável que o aspecto visual com a arquibancada toda preenchida é bem mais impactante).

Por mim, eu acabava de vez com essa historia de ingresso pra visitante (ajudando também na questão da violência), e pouco me importaria com esse papinho batido das múmias da ESPN Brasil, de que isso seria “a falência do futebol brasileiro”.

--------------------------------------------------------

Escrevi um monte e nem entrei no aspecto técnico do time (força do elenco, pontos fracos, opções de esquema, formações...) Deixo para a contribuição dos amigos da Jihad.

56 comentários :

  1. Sobre o Mano eu penso que a demissão dele contraria a filosofia adotada pelo clube a partir de 2008, que seria de dar um tempo para que o técnico desenvolvesse o seu trabalho. Nesta sua segunda passagem Mano contrariou àqueles que o colocavam como antítese do Adenor bem como aqueles que em 2013 acreditavam que o time era uma potência comandada por alguém que não era técnico de futebol. Tirando isto, concordo com o João Luís quando diz que o Mano fez um bom trabalho. Acho que ficou maculado com a não classificação para as finais do Paulistão, e principalmente, pela vexatória eliminação na Copa do Brasil. Tirando isto, o trabalho foi bom. Ficamos entre os primeiros no CB e levamos vantagem sobre os times com melhor pontuação na tabela. Agora fica a dúvida. Se o Adenor não emplacar nenhuma conquista será demitido no final do ano? Sobre as eleições também concordo com o redator. Este grupo ai já está no poder a anos e alguns pecados começam a aparecer. É preciso mudar algumas ideias e algumas práticas. Uma delas se relaciona exatamente com as categorias de base. Parece que todos os jogadores já estão comprometidos com empresarios e até mesmo com dirigentes do clube. Parodiando aquele ancora amado pelos garis (sqn): "é preciso passar a base do do Corinthians a limpo" (Múcio Rodolfo)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bastante pertinente o dilema que você levantou, Múcio. Se não vier títulos, no fim do ano o Tite também vaza? Pela coerência dos últimos dois anos...

      Mas acredito que nao, e justamente pelo que expôs o Zé aí embaixo. A verdade é que o Mano veio só pra fazer o trabalho sujo da limpeza no elenco. E o pior é que isso foi dito com todas as letras pelo nosso ainda presidente na (lamentável) entrevista que ele deu ontem pra ESPN. Não lembro as palavras exatas, mas foi dito: o Tite não tinha condições emocionais de mexer no elenco campeão mundial, com o qual, segundo o Gobbi, ele ainda mantinha fortes elos afetivos.

      Enfim, nao ocorrendo catástrofes inesperadas, acho que teremos Tite por um bom tempo...

      Excluir
  2. É, João... eu também preciso me desculpar, e muito, com os amigos jihadistas – dentre os quais, concordo contigo, certamente temos no conselheiro vitalício César o maior defensor deste espaço.

    Acontece que o INTERMINÁVEL segundo semestre de 2014, que teve início com um AVC na família, achou por bem culminar numa hérnia de disco do blogueiro – que, aliás, ainda me impede de passar horas diante do teclado. Entre um e outro evento, uma série de outros, quase tão desagradáveis quanto (até esposa fraturando o cotovelo teve!!). Porém, foi nos raros momentos de calmaria deste período que descobri : “blogar” é como praticar atividade física; quando se perde o ritmo, fica cada dia mais difícil voltar.

    Mas, todos devidamente desculpados, vamos ao que interessa! ;-)

    TROCA DE TÉCNICO – Estou certo de que nem precisaria dizer minha opinião a respeito. Em que pese essa 2ª passagem do Mano ter, como bem disse o Múcio, derrubado algumas teses que, também eu, defendi e acreditei, ainda o vejo à frente do Adenor em alguns quesitos. Ei-los: 1- maior repertório tático (se bem que aí é fácil...); 2- maior profissionalismo no trato com atletas e, sobretudo, jornalistas (que, justamente por isso, o odeiam mortalmente); 3- maior capacidade para montar/reformular equipes, identificar talentos e, sobretudo, deficiências; 4- uma MUITO MENOR vaidade – porque vaidosos, neste meio, todos são, mas a CONSTRANGEDORA preocupação do Adenor com a própria biografia creio que só encontre paralelos em Luxemburgo e Emerson Leão.
    Ademais, foi cachorrada o que fizeram com o Mano. Ok, ele recebeu mais de 600 paus por mês para isso, mas creio que esteja mais do que na cara que ele foi usado. Tomou as duras e necessárias medidas que o titular em recesso, por defender essa sua fama de bom moço com muito mais afinco do que o distintivo que carrega no peito, jamais toparia adotar; feita a limpeza, porém, levou um previsível pé na bunda e deixou a casa reformulada para quem jamais largou totalmente o osso.
    Mas, enfim... é com Tite que iremos de novo, então tenho que torcer por ele. Fazer o quê?

    ELEIÇÕES – Acompanho, claro, o voto do relator: a alternância já se faz mais do que necessária. Mas não me iludo: 1- a oposição não vai vencer; 2- caso, por milagre, vencesse, muito pouco mudaria (com relação à base, então, é certo que nada!).

    GUERRERO – Idem, também neste caso acompanho o relator. Até porque, trata-se do único atacante de verdade do elenco – visto que Malcom está de saída (ou melhor, jamais nos pertenceu!), o paraguaio é um novo Defederico, Luciano é uma espécie de Lulinha do Avaí, o colombiano das Índias é café com leite e Emerson Sheik... bem, Emerson Sheik é CHACOTA com a cara do torcedor!
    Se, ao menos, 51% dos passes de Gustavo Tocantis e Gabriel Vasconcelos pertencerem ao Corinthians, a esperança, a médio prazo, está aí. Senão - o que considero mais provável, diga-se -, fudeu!

    Mas é o seguinte: o esforço para renovar com ele tem que ter limite! Sete milhões de dólares somente em luvas é algo totalmente fora de cogitação! Inclusive por uma questão moral (sim: moral), eu jamais aceitaria pagar essa cifra, mesmo que o Timão não estivesse nessa pindaíba toda na qual está.
    Até porque, algo me diz que ao longo dessa temporada ele cairá drasticamente de produção. Afinal, Tite já deu mostras de que pretende desconstruir um dos maiores legados de Mano Menezes, que foi tirar Paolo Guerrero da área, dando a ele maior mobilidade.

    ESTÁDIO – Tudo muito bonito, muito legal, etc, mas acho que essa dívida ainda vai fuder com a gente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1- Como eu disse no meu comentário, não teria demitido o Mano. Daria lhe mais um tempo para desenvolver o seu trabalho. Mas... acho que ele demorou um pouco para livrar o time das "ervas daninhas". O Emerson,por exemplo. O Mano já estava contratado antes mesmo da saída do Adenor. Portanto, teve tempo até o final do ano para analisar o nosso elenco, conversar com quem estava lá dentro para saber quem devia e quem não devia permanecer. 2- A curto prazo esta garotada dificilmente será aproveitada. No paulistão com a permissão para apenas 28 inscritos, sobram poucas vagas. A esperança é que a diretoria guarde os para um futuro próximo. O Arana pode ir sendo preparado para ser o sucessor do Fábio Santos, o Cassini para assumir a batuta no meio de campo, o Marciel para tomar conta da cabeça de área. 3- A dívida gerada por um estádio tão bonito, tão chique, tão luxuosa vai nos causar problemas, mas não sou assim tão pessimista a ponto de usar o termo fuder. Saudações mosqueteiras! (Múcio Rodolfo)

      Excluir
    2. Nas contas do Seu Andrés, o estádio custaria "apenas" 820 milhões - dos quais 420 viriam através dos tais CIDs, emitidos pela Prefeitura, e os outros 400 pelos "nêiming ráites". Os juros, contratados a taxas camaradas junto ao BNDES, seriam tranqüilamente bancados pela própria bilheteria do estádio - que, para isso, não precisaria contar com mais do que 50% de lotação em cada um dos seus setores. Nenhum centavo sairia dos cofres do clube: "nossa Meca" seria quase como um ente autônomo. Ou seja: estávamos praticamente GANHANDO um estádio. Tudo eram flores!!

      Não era essa a conta?

      Pois bem: passados 4 anos, os CIDs até foram emitidos, mas são "papel podre", pois ninguém quer comprá-los; os "nêiming ráites" viraram lenda urbana e jamais deixarão de sê-lo (sejamos honestos: você investiria 100 milhões que fossem para batizar uma construção que já tem nome??); o setor do estádio voltado aos endinheirados jamais cumpriu - e, a não ser nos jogos ultra-decisivos, jamais cumprirá - sua meta de ocupação... e, com isso tudo, o clube não tem a menor idéia de como pagar essa IMPAGÁVEL dívida de 1,2 bilhão.

      Excluir
    3. Bom... corre a "notícia" nas páginas corintianas do feissibuqui que o tal "nêiming raigs" já está acertado desde o ano passado, só aguardando o momento apropriado parar ser anunciado. Vamos aguardar os próximos dias. Com relação ao "já tem nome" vai depender da diretoria enquadrar a imprensa que chama o estádio do Chiqueirense pelo novo nome e insiste em ter um comportamento diferente com relação ao estádio do Corinthians. Em termos de exposição de nome, eu creio que o que interessa é o nome veiculado pela mídia. Embora, esta construção venha a exigir um sacrifício enorme do clube, não estou inclinado a considerá-la como impagável. (Múcio Rodolfo)

      Excluir
    4. Caramba, Zé... Confesso que suas reticências quanto ao nosso novo velho comandante já eram eram esperadas, mas sua previsão quanto as eleições e principalmente os desdobramentos da divida acendeu a luz de alerta aqui. Até eu que sou ingênuo tô preocupado agora...

      Quanto a esses rumores ai que o Múcio trouxe, será que, as portas de uma eleição que promete ser apertada, a diretoria estaria segurando a notícia? Se não anunciarem até o dia 9, podem crer que foi mais fumaça...

      Excluir
    5. Bem pensado: se não anuncia um troço desses às vésperas de uma eleição sinistra como essa, vai anunciar quando? Mais uma vez, acompanho o relator. ;-)

      Excluir
  3. Saudações e felicitações para nossos queridos e porque não dizer indispensáveis conselheiros de nossa desabitada porém vital jihad....todos nós nos ausentamos pois todos passamos por situações complicadas cá pra nois o nosso time tava deixando todo mundo de pau mole......é claro que essa é apenas a opinião desse que vos escreve.....adentramos 2015 com uma noticia ótima e outra péssima......a ótima e que o Sr.mano foi embora a péssima é que ele ainda continua vivo....e meu medo é que um dia ele possa a usar o meu time para fazer o que sempre fez com o Corinthians , ou seja aproveitar-se.....ou seja mais uma vez ganhar uma bola de jogadores que ele trouxe e outros que ele fecha contrato com o empresário e sócio dele sem o qual não há entrada garantida no clube.....bom isto posto O IMPERADOR esse que vos escreve conclama fiquem tranquilos pois em 2015 pelo menos um titulo ganharemos tenho confiança no tite e nos projetos que envolve a mão DELE(Tite).Por fim concordo e sigo o relator da resenha acima quanto ao quesito diretoria , hoje é o mais saudável a ser realizado.
    Sem mais.

    O imperador. Longa vida a jihad.
    Em tempo:gostaria que não só a ESPN , mais também a Fox a Sport TV , a gazeta, a Bandeirantes e todos os jornalistas esportivos queimassem de dentro para fora e ardesem no fogo do inferno tamanho é o ASKO que tenho dessa profissão.(menos o José Silvério que é nóis).
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Desabitada porém vital" e, acima de tudo, democrática!! ;-)

      O Zé Silvério já não tem mais o mesmo gogó dos anos 90, mas segue insuperável!

      Excluir
    2. Não Zé .....eu sei que a democracia é coisa linda e tal , mais sabe como é....o Império alvi negro não tolera anti corinthianismo nem atitudes corretas o Império é a favor do gol de mão impedido entende....democracia é bonito sim....mais é coisa do bem...nois não nois é o lado negro da força....se pudesse jogaria sempre com o Corinthians inglês porquê ai o Corinthians ai o nosso DNA sempre vence....todos os times tão devendo para karaleo mais quando é Corinthians parece o fim do planeta.....mais realmente é bom ficar de olho....alguém sempre vai ganhar uma nota ainda mais com o nome do todo poderoso.....atentos....conselheiros....atentos......

      Brincadeiras a parte é bom saber que tudo vai voltando ao normal e que vc vem se recuperando....todos torcem por todos (amar mesmo só o Corinthians e mamãe) e aos poucos o conselho vem restabelecendo e o tempo para acompanhar o blog é assim mesmo as vezes vai e a vezes não vai....é assim mesmo.....o importante é saúde, família Deus(Corinthians é fundamental , igual ao oxigênio)

      O imperador.longa vida a jihad.

      Excluir
    3. Sei não, hein. Pra mim o Tite não guenta 6 meses, ainda mais se fizer fiasco na tar da Libertadores (o que, convenhamos, com Lodeiro e Ermensson Sheik (baita-de-um-jogador-digasse-de-passage) de titulares, nem parece tão improvável).

      Que triste um puta time bom como o da Copinha não ser aproveitado pelo regulamento ESCROTESIMAL da FPF que só permitiu inscrever 28 atletas e pelo comportamento medroso do treinador em aproveitá-los, dando preferência aos seus amigos. Como que eu sei? Já vi esse filme antes, e em preto-e-branco...

      Excluir
    4. Eu gostaria que o Adenor voltasse no tempo e se lembrasse que em 2004 quando pegou um verdadeiro rabo de foguete que era o próprio Corinthians ele se valeu da garotada para empreender uma reação que eu considero como épica: Jô, Rosinei, Wendel, Betão, Edson..... Boa parte do time que chegou em quinto lugar naquele ano era da base. Hoje, num momento mais tranquilo não entendo a relutância em aproveitar os campeões da copinha. Isto pra mim deveria partir da própria diretoria, ainda mais agora que as finanças estarão um tanto quanto depauperadas com os gastos exigidos pelo novo estádio (Mùcio Rodolfo)

      Excluir
    5. A resposta ao regulamento escrotesimal (otima, essa!) da FPF deveria ser justamente a inscrição de, ao menos, uns 15 garotos da Copinha + o time base do profissional - para a velharada segurar o tranco quando necessário.

      Excluir
    6. EM TEMPO: é sério mesmo que estão falando em Vagner Love? E eu pensava que o retorno de Emerson Sheik é que era chacota com a nossa cara.... sabe de nada, inocente!

      Aliás, imaginem esse ataque: Sheik e Love. Dá pra disputar a Taça Guanabara, pelo menos?

      Excluir
  4. Em tempos de especulação, o nome de Wagner Love voltou a ser citado. 10 anos depois de ter sido anunciado e de terem confeccionado camisas com o nome dele, ele pode enfim vestir a camisa do clube que incomoda. Bom.... eu acho que o Jô seria melhor opção, mas sei que também é um nome que não empolga a maioria. Com relação ao Emerson, o problema é que ele ainda tem contrato com o clube e recebe do clube. Então, que fique no elenco e que ajude o máximo possível ou atrapalhe o mínimo possível. Se o contrato for renovado, aí é pra fechar de vez.
    (Múcio Rodolfo)

    ResponderExcluir
  5. Caro amigos conselheiros, honestamente eu acho que eu não sei como o futebol brasileiro tá funcionando.....digo isso em relação a tudo....contratações, eleições,verbas , dívidas confesso que estou bastante perdido pois nunca confiei nas informações e não tenho certeza da produção técnica e tática que o nosso time pode realizar....vou aguardar um pouco para manifestar as impressões que terei no decorrer do ano do nosso Corinthians.entretanto todos sabem da minha coerência em se tratando de opinião e de profundo zelo e cuidado ao proferir certos comentários porém, tentarei ser realista e política pé no chão para minhas futuras análises ao que se refere ao nosso clube.
    Então caros irmãos desse conselho que nos orgulha a cada dia sabendo que é por preocupação e precaução mister e criteriosa o bem da nossa instituição , ai vai minha opinião.Em 2015 vamu ganha tudo nessa porra até par ou impar.
    Obrigado.
    O imperador longa vida a jihad.

    ResponderExcluir
  6. Mano fazia o jogo dos empresários e encheu a burra de muita gente dentro do clube,inclusive a dele e apesar de escalações visando a exposição na vitrine ainda fez um bom campeonato. Administrações como a de Gobbi lesam o clube geram déficits (herança maldita). Investimos 30 milhões ano na base para treinar e revelar jogadores para empresários (um pente fino nessa administração abalaria toda a cúpula dos cartolas do timão e coibiria a continuação da "roubalheira". mas não me iludo, existe muita gente envolvida o que torna quase impossível uma ação deste tipo). São evidentes os interesses e essa situação foi prevista. Tite certamente fará um bom trabalho e se o timão caminhar na liberta até as finais, estiver bem no brasileirão e não sair precocemente da Copa do Brasil, faz esse rombo criado pelo envolvido Mario Gobbi se transformar em migalhas. Estamos falando da marca mais poderosa do continente, a única com identidade própria, alma e que representa mais que um simples clube de futebol. Isso não é conversa de Corinthiano fanático não, é uma constatação e os adversários sabem disso. Nas mãos de profissionais se transformaria em um gigante no cenário mundial . Nas mãos de incompetentes mal intencionados ainda sobrevive e se impõe..

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. Espero que isso dure mais do que a fome de bola do Jádson quando começa trabalho novo... ;-)

      Excluir
  8. Mil cairão a sua direita e dez mil cairão a tua esquerda mais tu continuará com o SENHOR.....

    Vai Corinthians.

    O imperador.longa vida a jihad.

    ResponderExcluir
  9. Tô acompanhando tudo, olha 2015 ai. Sheik, Felipe e Tite mitando.
    Obrigado por ser Corintiano.
    Do planalto central, saudações nação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tite gênio, Sheik craque e Felipe é seleção!!! rs

      E é por isso que eu amo futebol.

      Saudações!

      Excluir
    2. Sheik + contrato estranho com Ronaldo + Venda de Marquinhos, Cleber, Edenilson e outros sem ganhar nada + venda de direitos do Malcon para empresário + Contratação de Pato +Christian +orçamento milionários que desaparecem e que não entram em campo... = dividas absurdas.
      Ví muita gente ir para a cadeia por muito menos.

      Excluir
  10. EXTRA!!!! EXTRA!!!! EXTRA!!!!
    Novo discurso do Zé Roberto......
    O Palmeiras é grande!!!! Repitam comigo Palmeiras é grande
    E o Corinthians é muito maior!!!! Mais é muito (muito mesmo)
    Ahahahahaahahahahahahahahahahahah ganhar na casa dos cara com a camisa listrada , essa nem o Mastercard.....
    Pra mim o ano acabou XUPA TODO MUNDO.....

    O imperador.longa vida a jihad.

    ResponderExcluir
  11. Então... o meia lateral que partiu para o ramo das palestras motivacionais falou da grandeza do Chiqueirense, mas a único jogador que conseguiu lembrar foi o Edmundo. Tá serto. Por falar neste clube, sua diretoria tentou impedir a Fiel de estar presente ao Chiqueirão, mas não conseguiu. O detalhe é que o mesmo doutor que sugeriu o derby com torcida única, não fez o mesmo em relação ao jogo do Timão contra o Imaculado de Vila Sônia pela Cucaracha Cup. Ontem a escola de samba deles contou o centenário deles. Teve ala dos rebaixamentos? Teve ala do fax e da caninha (alusão a tentativa de converter a Copa Rio-51 através via fax)? Teve ala festa do interior em homenagem a Guarani-78, Inter de Limeira-86? O Sandro Goiano (ex-Asa de Arapiraca) foi destaque em algum carro alegórico? (Múcio Rodolfo)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E teve a ala valdivia que não pode comparecer porque tava machucada.

      O imperador.longa......

      Excluir
  12. Caros Jihads,
    Pq nunca colocam 48 mil ingressos à venda?
    Por ironia do destino temos um estádio que entra menos torcedores do que o morumbi. Será que não pensaram nisso? E financeiramente? Não seria mais rentável 10 mil ingressos a mais, a preço popular, e um estádio lotado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tem me incomodado isso... A média de público tem sido exatamente a mesma do Pacaembú. Claro que o novo estádio traz outras vantagens, mas um dos argumentos mais fortes sempre foi esse, de poder aumentar a capacidade de público em jogos de maior procura (como o de ontem).

      E correndo o risco de ser repetitivo, reforço: além da questão do preço, tem aquela maldita zona morta pra separar a torcida adversária. Quantos ingressos são perdidos a cada jogo com isso? E pra quê? Pra garantir justamente o direito da turma que promove os problemas que resultam na divisão de torcida?

      Excluir
    2. João !!! A arrecadação quadruplicou o e público dobrou em numero e existe ainda a possibilidade de ampliação uma vez que os ingressos mais baratos estão se esgotando no primeiro dia de venda,sem contar que caiu em Itaquera já era !!!
      http://ndonline.com.br/florianopolis/esportes/187747-corinthians-quintuplica-renda-liquida-do-pacaembu-em-itaquera.html
      renda Cor X bambis quarta passada : Público 38.440 renda liquida 3,03 milhões Esse clube é um fenômeno e supera todas as expectativas!!!

      Excluir
    3. Desde 1910.
      O imperador.longa....

      Excluir
    4. Com certeza, César! Mas sabe como e torcedor, sempre quer mais... rs. Realmente o patamar de ganhos é outro, mas nunca é demais pensar em sempre otimizar os ganhos. Pra isso acredito que a postura em alguns aspectos deveria ser outra.

      Mas o ganho esportivo, que é o mais importante, de fato, esta mais do que garantido! Sei não, mas acho que a gente atravessa 2015 sem uma derrota sequer na nova casa...

      Excluir
  13. Mudaram somente as moscas. Eta vitrine maravilhosa a serviço de Carlinhos Leite e outros !!!
    Bastou Jadson Jogar 2 Jogos bem e pimba!!! Vendido !!!! quem ganha???? Os empresários e o jogador. E o Timão ??? Na bunda de novo (desculpem-me pela baixaria,mas é a que melhor expressa a situação). Veja bem!! O Corinthians tinha 50% dos direitos da multa contratual (5 milhões de Euros = 16 milhões de Reais), não pera ai é 50 mas na verdade é só 30% (não entendi) .Então temos 5,3 milhões de Reais e não 8.Não !!! não é bem isso. O Timão na verdade tem só 2 milhões e que tem um contrato com o empresário de 30 mil Reais por mês que não foram pagos. Mas o Jadson ficou menos de 01 ano que daria 10 X 30 = 300 milhões e não 3 milhões. Não senhor !!! tem multas e outra clausulas !!! Então quer dizer que na verdade estamos sem praticamente sem nenhum meia de criação e temos 2 contos para comprar um bom (olha a vitrine virando de novo ) e Cristian e Love no banco. Com certeza virá alguém da Ponte, Bragantino ou Portuguesa, mas não se iludam por que o Corinthians não é dono de ninguém e virá cheio de parceiros. Até quando aguentaremos isso ???? O Time está sempre em formação, um elenco não dura 6 meses. E ainda sobram um monte de dívidas. Pééééégaaaa !!! Péga ladrão !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://espn.uol.com.br/post/486819_fifa-investiga-transferencia-de-cleber-do-corinthians-para-o-hamburgo

      Excluir
  14. O Jadson não é exatamente meu jogador preferido do atual elenco, e também nunca consegui enxergar nele um candidato a ídolo ou mesmo a jogador marcante da história do clube. Mas sempre tive uma boa vontade com ele - a mesma que eu costumo ter com meias que se esforçam pra pensar o jogo (afinal, sem essa boa vontade é comum que se odeie todos os meias em geral, já que é uma posição que depende muito da inspiração momentânea, o que acaba levando a uma inevitável falta de regularidade no desempenho).

    Mas nessa de bater o pé pra ficar ele ganhou pontos valiosos com a fiel. Se esse time estiver mesmo engatando e esse ano for realmente de conquistas, o Jadson vive uma oportunidade única de entrar pra história do clube mais original e relevante do Brasil.

    Acredito que isso valha bem mais que dinheiro. Ainda bem que ainda exista gente que pensa assim.

    ResponderExcluir
  15. Bom que Jadson ficou !!!!
    Jadson e Malcon não foram e talvez Guerreiro renove, fala-se ainda em dizer Adeus à Émeson Sheik. Perece que teremos um bom 2015 (esse é o caminho). Investe-se no time, a torcida já responde na Arena e os patrocinadores aparecem. Estou bem mais animado !!!

    ResponderExcluir
  16. Queridos conselheiros da nossa jihad.
    eu falava lembram....do Mano Menezes.....não sei o que vai acontecer com o Corinthians ainda é muito cedo....mais que os jogadores estão correndo mais e o espírito de grupo é mais fortalecido com tite acho que é evidente.
    Bem do resto acho que tudo normal né.Os homens aqui as moças lá vamos tocando a vida.

    O imperador .longa vida a jihad.

    Em tempo:o Ceni....deixa pra lá....normal....normal.....amém....

    ResponderExcluir
  17. Nada mais do que o normal. Imaculado de Vila Sônia sendo derrotado pelo Time do Povo. Além das duas derrotas no profissional, teve aquela válida pela Copa São Paulo de Juniores e a desta semana no futsal. Danilo outra vez decidindo um clássico. Danilo anotou com o de domingo o seu sexto gol contra o seu ex-time. Dizem que por pouco ele voltou para o Panetone. Creio que os dirigentes exemplares tenham pensado mais no Danilesma do que no Zidanilo e optaram por contratar o Washington, aquele bom centro-avante que os entendidos da imprensa garantiam que faria mais sucesso por lá do que o Ronaldo no Corinthians. Rogério Ceni falhou mais uma vez. Tanto na hora da cobrança do pênalti, afinal pênalti bem batido é pênalti convertido, como no gol marcado pelo Timão. A torcida do Vila Sônia não deu as caras mostrando que a bravata de seus dirigentes de que em uma década tal torcida ultrapassaria a do Corinthians não passa de uma bravata ridícula. (Múcio Rodolfo)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Itaquerão hoje com o red Bull 31 mil pessoas....normal gente normal.....
      Eu lembro o ano passado os grandes comentaristas de gazeta e ESPN perguntando para o Andrés se ele tinha certeza que daria bons públicos na arena....oh amigos conselheiros desta nossa jihad esses olhos testemunharam Japão , Pacaembu, caninde , Maracanã Morumbi, parque Antártica , Vila Belmiro javari Brinco de ouro e tantos outros territórios invadidos sem mencionar palavras do meu pai testemunha presencial de Record contra Ponte em 77 e Maracanã 76....
      Não adianta senhores...eles não entenderiam nem por um milhão de anos.....somos os Mouros do século XX adentrando no XXI e expandindo cada vez mais.Eu resido bem distante de lá e vou imagina quem é de itaquera São Mateus, Guaianazes é ali do lado....gente que ia no Pacaembu raramente e agora tem a chance de comparecer.....e lá meus queridos todo mundo É viu e É mesmo....não fan nem torcida simplesmente É até a raiz dos cabelos.....coitados destes que não conhecem estes comentaristas estes especialistas que procuram palavras e argumentações para explicar o que não se explica estes não conhecerão os mistérios da fé.
      Uma camisa branca e um calção Preto.

      O imperador.longa vida a jihad.
      Em tempo...desculpem conselheiros me empolguei.....sabe cumé a gente vai ficando véio vai arrochando ......desculpem.


      Excluir
    2. Pode começar a alugar as arquibancadas laterais porque 40.000 lugares na libertadores e brasileirão não vai dar. (60 mil lugares no mínimo), coloca os telões com sistema em que se possa suspende-los e usar aquela área. Vai ser Show e vai aumentar a arrecadação (estão ou não precisando de dinheiro ?)

      Excluir
  18. Números interessantes :
    O Corinthians vendeu a concessão da alimentação e alugou seus bares em 2014 por R$ 40.000.000 por 10 anos
    logo: 4.000.000,00 por ano
    uma média de 33 jgs ano logo: R$ 121.000,00 p jogo
    são 75 bares logo : R$ 1.600,00 p /bar
    Hot Dog R$ 8, 00
    Pizza R$ 8, 00
    X - Picanha R$ 10, 00
    Aguá R$ 4, 00
    Cerveja R$ 6, 00
    Refrigerante R$ 5, 00
    calculando 50% de lucro já descontando gastos com pessoal e material o arrendatário precisa vender para em média para 30.000 torcedores:
    6.000 Hot Dog R$ 8, 00 24.000
    6.000 Pizza R$ 8, 00 24.000
    6.000 X - Picanha R$ 10, 00 30.000
    6.000 Aguá R$ 4, 00 12.000
    6.000 Cerveja R$ 6, 00 18.000
    6.000 Refrigerante R$ 5, 00 15.000
    total R$ 123.000,00
    a partir destes números o que o arrendatário vender vira lucro
    esses números peguei na internet, não sei se correspondem exatamente a realidade praticada atualmente, mas essa relação é considerável.

    ResponderExcluir
  19. Aos poucos os prejuízos da administração de Mario Gordo Gobbi, vão aparecendo. Renovações de contratos em patamares estranhos de alguns jogadores que posteriormente foram emprestados com garantias e que geraram mais de R$ 10mi de dividas em 2014 somados ao maior tombo da historia do futebol brasileiro que um clube já tomou “Alexandre Pato” (com direitos de imagens mesmo emprestado já esta próximo de R$ 65 de preju). Vendas de jogadores da base em que ganhamos o que a Luzia ganhou atrás da horta. Uma campanha pífia porém com um custo estratosférico (essa é em homenagem à Mauro César Pereira que deve estar rindo agora). Tudo isso e mais o que só Deus ou o capeta sabem, geraram essa pindaíba de hoje. A cereja do bolo é o fato de Mario Gago Gordo Gobbi haver comprometido a administração de seu sucessor, gastando R$ 300 mi do orçamento 2014 mais antecipações dos direitos de TV 2015 e financiamentos firmados em sua gestão. Não sejamos ingênuos a ponto de acreditarmos que as pendências com os jogadores não influenciaram nos 2 últimos resultados !!Não sejamos juvenis à ponto de acreditarmos que os sucessores são muito diferentes. (no meio da crise contrataram Love e Christian à peso de ouro). Toda a estrutura está corrompida.!!!! Essas tetas tem mais Bernes e carrapatos do que se imagina. Fica registrado neste blog minha revolta (grande bosta ). Chamei a atenção o ano inteiro das evidentes tendências, temendo que o pior ocorresse. A vitrine aparentemente parou de trocar os manequins e agora tentam fazer o óbvio para acertar a casa (pagar as dívidas sem perder competitividade), mas não se iludam, assim que a tormenta passar (se passar) voltarão a sangrar o Bode.
    Essa passividade dos participantes deste blog também me incomoda. (sobrou)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pô, sobrou esporro até pra gente, César?!

      Excluir
  20. Caríssimos....
    O Cesar ta no caminho certo...e o pior é que não há como bate de frente contra este tipo de sistema não , é dai para pior...

    O imperador.longa vida a jihad.

    ResponderExcluir
  21. Os atrasos de direitos de imagem continuam respingando nos resultados. (Guarany X Corinthians). O jogador entra na Arena e vê 35.000 torcedores sabe que a renda é no mínimo 2 mi limpos a cada jogo em casa e nada de pagar os atrasados. O Jogador vê um CT novo para o time da base (leia-se: para os empresários) sendo construído e nada de pagar os atrasados. Vê jogadores caros chegando para servir o banco (as vezes nem isso) e nada de pagar os atrasados.Vê neguinho falando em renovar com Sheik e Guerreiro em valores absurdos e nada de pagar os atrasados. É Ingênuo quem acha que isso não afeta nada.

    ResponderExcluir
  22. Santander é disparado o astro de máxima grandeza e maior salário do Guarani do Paraguai e ganha R$ 70.000 (Reais).
    Fomos eliminados por um time que os salários somados não dá o de Emerson Sheik que fez palhaçada e ficou suspenso 3 jogos assistindo a desclassificação em casa.
    Novamente caímos frente a times com orçamento de quarta divisão.
    Com premiações e renda perdemos mais de 23 milhões com a saída prematura.(pagava os direitos de imagem atrasados). Sem contar os prejuízos de perder para o Palmeiras (7 milhões aprox)
    Cambada de incompetentes !!! Mercenários e Ladrões !!!. Ninguém sobreviveria a uma auditoria séria nas contas do clube.
    Enchem o rabo de empresários e atolam a marca mais promissora do futebol das Américas na lama. Edu está recebendo em dia ???, Alessandro está recebendo em dia????.Quantos outros mamadores que estão dependurados nestas tetas estão recebendo em dia ???.
    Mencionei até agora prejuízos financeiros, mas os emocionais e a falta de respeito com a torcida mais apaixonada e fiel do planeta, não dá para mensurar.
    Imbecis que roubam os ovos da galinha e a deixam as mínguas.
    Até ladrões com um mínimo de inteligencia cuidam da fonte, para que ela nunca seque e produza cada vez mais.
    Alguns de nossos jogadores caros, já passaram da hora de ir embora, mas uma limpa nessa cambada de carrapatos que estão dependurados nas tetas do Timão, também tem que acontecer.
    Desculpem-me, mas a atitude de Fabio Costa para mim é completamente débil ou mal intencionada.
    O Primeiro jogo contra os coitados do Paraguai particularmente acho que o time inteiro estava "estranho". Claro que não queriam perder, mas não estavam com sangue nos olhos, enquanto que os Paraguaios estavam.
    Parabéns incompetentes administradores do Timão!! Herdaram um monte de merda e continuam aumentando o monte.

    ResponderExcluir
  23. O Flamengo que se gaba hoje de uma administração competente, está tirando do timão Guerreiro e Elias. Estamos novamente em um eterno recomeço. Estive pensando esses dias, apesar de estar puto da vida. Será que Corinthians não é o que é por isso mesmo ? Subiu aos céus, não se manteve e desceu. Não é essa a cara do corintiano ? Quando sobe, incomoda tanto que se forma uma verdadeira legião de inimigos que não suportam ver os considerados "vira latas" mandando no pedaço e não descansam até que estes saiam de cena. Talvez seja a hora de sair um pouco de cena, suportar as noites frias e sobreviver aos emaranhados de rodas nas ruas que só os vira latas conseguem. Toda esse caos é fruto do que eu sempre apontei anteriormente, mas acredito que quando voltarmos novamente não terá mais espaço para "Marios Gobbi" da vida, bem como os "parceiros" e as "n" siglas que saíram milionários desta história, enquanto comemos restos para sobreviver. A lição tem que ser aprendida, mesmo quando os alunos são de poucas luzes. Os prejuízos causados pelas saídas absurdas do paulista e da libertadores e o encolhimento do elenco, causaram e continuarão causando prejuízos também aos vorazes predadores que circulam em torno dessas tetas. A Vitrine encolheu e saiu da avenida, logo: suas ofertas aparecem menos e as possibilidades de negócios se reduzem. Vamos voltar sim, mais limpos e fortes e será difícil da qui pra frente a raposa trapacear travestida de cão pastor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oxalá seja assim mesmo, César!

      Excluir
  24. Não sei se alguém esta lendo ainda, mas não deixarei de apontar que ainda estamos nas mãos de chupa cabras, O problema não está no campo. Vamos fazer uns cálculos simples: 160 R$ mi de TV + R$30 mi da caixa + 30 mi sócio torcedor e no mínimos + uns 30 de lojas, produtos, camisas, direitos e patrocínios menores = R$ 250 mi.
    A divida da Arena é estimada em 50 mi ano que sem dúvidas é amortizada totalmente e com sobras pelas rendas dos jogos em casa (não estão inclusos no cálculo acima) . Se gastamos aproximadamente R$ 10 mi /mês com jogadores, gastamos aprox. R$ 120 mi com o elenco e ainda sobram R$ 130 mi para gastar com viagens treinos CT etc... não é possível o que está acontecendo. Empréstimos ??? adiantamentos de grana de tv ??? e ainda assim atrasos dos pagamentos ??? Gastar 30 mi com jogadores da base para encher a burra de empresários enquanto não amortizamos nem os 30 mi gastos o ano inteiro com os garotos. Estamos perdendo terreno, qualidade e não tenham dúvidas, hoje a grana reflete diretamente dentro de campo. Não é possível receber 250 mi ano e não pagar os jogadores que é o fator principal da arrecadação e custa menos da metade.(não considerei o custo da arena bem como a arredação da renda dos jogos Aprox R$ 60 mi ano que se equacionam). As contas do clube social e do futebol se misturam no orçamento mentiroso publicado anualmente, assim ninguém sabe para aonde foi e vai o dinheiro. Chama o Delegado !! Mas não é para prender e sim explicar aonde foi para a grana. A nova lei prevê inegibilidade por 10 anos no caso de gestão temerária, quando que o correto seria cadeia !!!
    Para adequar as contas, continuarão a cortar no campo enquanto o vazamento está do outro lado. Está relação promiscua com parceiros e empresários está muito mal contada e visivelmente lesa o clube em no mínimo R$ 50 mi ano. que é o valor que os clubes de mesmo porte em média ganham nas transações por ano e que o Timão não vê nem a cara.
    Apesar da boa campanha, infelizmente passaremos por um período em que perderemos projeção da marca, rendas em arrecadações, torcedores e muita grana com pagamento de juros e multas. Para piorar, assistiremos a ascensão de Palmeiras, Flamengo e outros que se preocuparam com o clube e com a marca e estão fazendo uma gestão profissional. Não isento ninguém da conivência e responsabilidade com o que está acontecendo, desde conselheiros até o presidente. Uns por ação direta, outros por omissão, mas todos participando desta imundice que reina dentro do nosso TIMÃO !!!

    ResponderExcluir
  25. Não se iludam apesar da boa campanha a imundice ainda reina !!!

    ResponderExcluir
  26. Alô !!! Alô !!! tem alguém ai ???
    Estamos arrebentando o campeonato, destruindo os anti corintianos que são obrigado falar do timão o dia inteiro.
    E o Tite heim???
    devemos a esse cara os anos mais felizes de nossa história.
    Cadê todo mundo???
    Parece que a vitrine foi fechada, mas no final do ano vai ser difícil segurar Jadson, Felipe, Elias, Gil e Renato/Monstro/Augusto.
    Volta pessoal vamos curtir essa fase.

    ResponderExcluir
  27. http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2016/01/corinthians-negocia-naming-rights-com-banco-e-incluira-o-fiel-torcedor.html
    Vejam essa matéria !!!!
    Que Negocio Estranho !!!
    trocar o patrocinio da Caixa de de R$ 30 mi ano, por um naming Rigths de R$ 20 mi ano ainda com os ganhos absurdos da OMNI de 50% do fiel Torcedor (eta contrato estranho esse também).
    Nação Corintiana estamos prestes a tomar um golpe que vai perdurar por 20 anos.
    Se isso acontecer todos os envolvidos deverão responder criminalmente. Só o fiel torcedor bem trabalhado e não dando 50 % para uma financeira dá mais que isso por ano!!!

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos ao Coringão serão DEMOCRATICAMENTE excluídos, sem exceção. Noves fora, a palavra é sua.